sexta-feira, 29 de agosto de 2008

A Influência na Culinária

Quando pensamos em conseqüências da vinda da família real portuguesa para o Brasil, logo pensamos em ciência, arquitetura, literatura, porém nunca em culinária. A culinária regional pode expressar muito de um povo, mostrando seus hábitos, gestos, isto é, reflete na mesa a personalidade de um povo. Por isso que as mudanças feitas pelos portugueses vindos da em 1808 são de grande importância, pois mudou muita coisa na vida dos que aqui viviam.

A alimentação dos brasileiros era pobre: mandioca e seus derivados, frutos nativos e carne de caça, que se encontrava cada vez mais escassa. Quando a Família Real chegou aqui, os hábitos alimentares dos brasileiros já haviam sido modificados pelos portugueses que chegaram antes. Porém, foi a partir de 1808 que a alimentação brasileira tornou-se mais elaborada.

Dentre os alimentos que os europeus aqui introduziram estão à abóbora, gengibre mostardas, hortelã, manjericão, cebola, alho, berinjela, cenoura, figo, romã, frutas cítricas, melão, melancia, entre outros. Trouxeram pára cá também, bovinos, suínos, ovinos, caprinos e aves como patos e gansos. Incrementou a mesa dos brasileiros com galinhas cozidas ou assadas, arroz de forno, perus, leitões, cabritos e doces.

Todas essas mudanças na alimentação brasileira, juntamente com a influência de outras culturas, como a africana, italiana, alemã e japonesa, ajudaram a formar uma identidade gastronômica em nosso país, que encontra por sua variedade de pratos e sabores.


Curiosidades

  • Os correios estão lançando um novo selo a fim de homenagear os portugueses e destacar a grande influência lusa na gastronomia. Este selo mostra dois pratos que foram introduzidos no Brasil pelos portugueses, o Cozido Completo e o Quindim.
Abaixo, a receita de um dos doces da gastronomia Luso-Brasileira:


Receita de Quindim

Ingredientes
- 300g de açúcar
- 100g de coco ralado
- 12 gemas de ovos
- 1 colher de sopa de manteiga

Modo de preparo
Bater na batedeira as gemas, a manteiga e o açúcar. Hidratar o coco com água quente e acrescentar a mistura acima. Untar as forminhas com bastante manteiga e açúcar e despejar a mistura. Assar em banho-maria, coberto com papel alumínio. Desenformar e servir frio.




Bibliografia

Nenhum comentário: