domingo, 24 de agosto de 2008

Arquitetura ANTES, DURANTE e DEPOIS


A
ntes da vinda da Família Real, dominavam no Brasil os estilos arquitetônicos Barroco e Rococó.

O Barroco era muito ligado a igreja. Chegou ao Brasil juntos dos Missionários Jesuítas, sendo muito empregado na construção de igrejas. Possuía um estilo muito exagerado, suas construções possuíam tamanhos monumentais e havia excesso de decorações.

O Rococó não era ligado à igreja, ao contrário do Barroco. Originário na França chegou ao Brasil junto dos conolizadores. Possuía um estilo mais requintado, sempre associado a nobreza. Em suas decorações predominavam sentimentos alegres e saudáveis.


Com D.João VI no Brasil, começou-se um forte investimento na cultura e nas ciências, vindo mais tarde a Missão Artística Francesa. Desta maneira apareceu o estilo do classicismo, inspirado na sociedade clássica. Esse estilo era caracterizado pela simetria, uso de figuras geométricas, arcadas, abóbodas, pórticos.

Um de seus maiores expoentes foi o arquiteto Grandjean de Montigny (1776-1850), tendo como uma de suas principais obras arquitetônica a sede da reitoria da Pontíficia Universidade Católica no Rio de Janeiro.

Hoje em dia temos a arquitetura moderna, tendo como um de seus ícones o ilustre criador de Brasília, Oscar Niemeyer.

Temos também um dos mais recentes estilos, o contemporâneo, sendo caracterizado pela sua ousadia, criatividade e seu uso de figuras abstratas.


Bibliografia:

Nenhum comentário: