terça-feira, 10 de junho de 2008

A Família Real Portuguesa



A família real portuguesa de 1808 era formada pela casa de bragança, a dinastia que reinava em Portugal desde 1640. Ela estava muito ligada com as outras casas reais européias em 1808, principalmente dos Bourbons da Espanha.
A rainha oficial daquela época era D. Maria I, filha do antigo rei D. José I. Porém ela não governava, pois devido a problemas mentais foi declarada incapacitada de tomar decisões. Sendo assim, quem possuía o poder de decisão era seu filho, D. João, que fora declarado principe-regente de Portugal. Este viria a se tornar rei apenas em 1818, com o título de D. João VI, dois anos apos a morte de sua mãe, sendo declarado rei do Reino Unido de Brasil, Portugal e Algarves.


D. João era casado com uma espanhola da Casa dos Bourbons, D. Carlota Joaquina, com que teve nove filhos, dos quais 3 eram homens e 6 eram mulheres, que eram:
- príncipe D. Francisco, morto aos 6 anos, em 1801;
- príncipe D. Pedro, mais tarde Imperador D. Pedro I do Brasil e Rei D. Pedro IV de Portugal;
- infante D. Miguel, mais tarde Rei D. Miguel I de Portugal;
- infanta D. Maria Teresa, princesa da Beira;
- infanta D. Maria Isabel, rainha da Espanha por seu casamento com Fernando VII, seu tio materno, irmão de D. Carlota Joaquina;
- infanta D. Maria Francisca, casada com seu tio materno, infante D. Carlos de Bourbon, Conde de Molina;
- infanta D. Isabel Maria, mais tarde Regente de Portugal, após a morte de D. João VI, solteira;
- infanta D. Maria de Assunção, morreu solteira;
- infanta D. Ana de Jesus Maria, mais tarde Marquesa de Loulé.





Bibliografia:

Um comentário:

Cap Luciana disse...

Existem vários erros de digitação e português no texto. Antes de postar o trabalho, releia-o. No ítem Formação da Cidade Maravilhosa o grupo descreve vários mudanças acarretadas pela vinda da família real para o Brasil. Escolha um desses aspectos e desenvolva-o. A proposta do trabalho é justamente essa: trazer curiosidades, fotos, enfim, explicitar um dos vários aspectos que envolvem a vinda da família real para cá.